quarta-feira, 22 de julho de 2009

Luto

Obaasan e Alice

no dia 18/07/2009, dia do meu aniversário, fui surpreendida por um telefonema diferente de todos que recebi no começo do dia. Aquele não era para me parabenizar...
Estava me preparando para receber meus familiares quando minha mãe ligou do hospital, dizendo que Obaasan passou mal durante a hemodiálise, e que infelizmente não tinha resistido. Senti que perdi o chão. Para completar minha agonia, meu avô tinha acabado de chegar e ainda não sabia de nada. Corri para o segundo andar para que não precisasse ficar frente a frente com ele. Foi horrível. Meu pai voltou do trabalho e 05 minutos depois meu tio Massa, que estava acompanhando minha avó, chegou também. Foi ele quem deu a notícia para meu avô. Sem dúvida foi um dos piores momentos da minha vida.
O velório estava cheio pois minha avó era muito querida. Um pastor disse lindas palavras antes de fecharem o caixão... foi emocionante.
Fiz questão de trocar minha avó. Não queria que ela fosse tratada de qualquer jeito. Soube que durante a hemodiálise, ela comentou com meu tio que não via a hora de me encontrar.... infelizmente não deu tempo. Mas fiquei contente por saber que ela pensou em mim...
Depois soubemos que até ficar inconsciente, ela sentiu muuuuita dor. O aneurisma que ela tinha na aorta abdominal, estorou. Ela entrou em choque hipovolemico e não havia nada a fazer...
Agora fica o sentimento contraditório: estou feliz que seu sofrimento cessou, mas ao mesmo tempo me sinto triste, de forma muito egoista, por querer que ela ficasse conosco por mais tempo. Agora tb vem a onda de arrependimento. De coisas que eu poderia ter feito e não fiz. Dos Domingos que eu poderia ter passado com ela, das coisas que ela poderia ter me ensinado...
Agora percebo a grandiosidade dos pequenos gestos com que ela nos cercava. Agora começo a entender um pouco a vida de obaasan. Eu não poderia ter escolhido nome* melhor à minha filha. Se ela tiver metade da coragem e da força de sua bisavó, já ficarei muito feliz....
Já sinto saudades.....
Ayako Shimoda Igarachi
01/01/1935 - 18/07/2009

Que Deus a tenha, minha amada avó.
*Alice era o nome de batismo.

5 comentários:

Sad Tear disse...

os meus sentimentos....

Monique disse...

Eu agradeço de coração, Sad Tear...
bjuss

Paulo Costa disse...

Nosa monique, que linda homenagem, sinto muito por não poder estar presente ao seu lado neste momento, mas desde que recebi a noticia meus pensamentos foram focas em sua família, só de ler este texto me emocionei muito...
pode ter certeza, que ela está muito bem ao lado do papai do céu!

te amo muito minha prima!

Mrs. Sea disse...

Monique,
Estive este tempo todo sem net e quando cá venho deparo-me com a sua notícia! :( Lamento mesmo muito! :( Agora tens uma avó anjo a guiar-te pela vida!
Grandes e calorosos bjins daqui de muito longe, mas perto do teu coração!

Monique Igarachi disse...

Obrigada, Vera! Fizeste com que lágrimas sinceras de gratidão brotassem de meus olhos.... Muito obrigada pelo carinho! Mesmo!
Milhões de bjuss

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin