terça-feira, 20 de outubro de 2009

Abandono...

Hoje fui visitar o site Adote um Gatinho - RJ porque gosto de ver as fotos dos bichanos e gosto de saber que existem pessoas que se importam com eles. Estava também com oitavas intenções, confesso! A Pucca teve quatro filhotes (lindos!!) e não gostaria de doá-los à qualquer pessoa, pq sei que existe um tipinho de "gente" que dispensa os animais como se dispensa um chiclete mastigado. Então pensei que talvez pudesse deixá-los lá e ser "madrinha" deles até eles serem adotados. O site Adote um Gatinho -  SP   propõe o sistema de apadrinhamento para os gatinhos recolhidos, mas não sei se eles aceitariam o que eu gostaria de propor...
Enfim, o que me entristeceu nessas visitas foi perceber como as pessoas são fúteis e maldosas! Tem muito gatinho que é recolhido em condições de extrema desnutrição, gatinhos que sofreram muitos maltratos, e mais: gente que adota os bichanos e por qualquer motivo, se desfaz do animal! Os casos mais relatados são o de casais que se separam e nenhum dos dois quer assumir o animal, ou casais que vão ter filhos e acham que os bichos vão atrapalhar.... sério. Pra mim essa gente não tem coração. Sei que há casos onde é realmente necessário, como alergias graves e outros problemas de saúde, mas largá-los à própria sorte em ruas e praçinhas definitivamente não é coisa de ser humano, não é coisa de pessoa que tem coração e se importa com uma VIDA.

A prefeitura de São Paulo lançou uma campanha publicitária que visa conscientizar as pessoas a não abandonarem seus bichinhos de estimação, sobretudo cães e gatos. O Probem (Programa de Proteção e Bem-Estar de Cães e Gatos) ganha uma linda e dramática abordagem que transmite a informação de que animais não são objetos que podemos descartar a qualquer momento. São comerciais de TV, peças para rádio, internet, cartazes e folhetos.
"O PROBEM foi desenvolvido para conscientizar a população sobre a guarda responsável de animais. Assim, vamos reduzir o número de bichos abandonados nas ruas. O programa apresenta os cães e gatos que estão abrigados no Centro de Controle de Zoonoses e disponibiliza os animais para a adoção.
  Mas não são apenas os cães e gatos abandonados que são protegidos pelo PROBEM, também há  uma preocupação em manter os laços entre donos e bichos de estimação. Para isso, criou-se uma área para animais achados e perdidos, uma maneira prática de ajudar animais e donos a se reencontrarem.
São atitudes simples. Se todos colaborarem, vão fazer muita diferença."

Segue abaixo link para o site da prefeitura, que além de dicas para cuidados dos animais, disponibiliza a sessão "Posse Responsável" que deve ser lida por todos:

http://www9.prefeitura.sp.gov.br/secretarias/sms/probem/

Vale a pena conferir! O Slogan é "Nunca abandone quem nunca vai abandonar você".
Clique nas imagens para ampliá-las.





 Veja o vídeo:




A famigerada carrocinha que coletava os animais da rua e os levava para o "abate" no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), não deve mais ser temida. Os animais recolhidos entram no programa ProBem e são castrados, vermifugados e disponibilizados para adoção. Caso não sejam adotados, ficam até o fim de sua vida no CCZ. Ou seja, não viram "sabão", como antigamente. Podem falar o que for do prefeito. Mas adorei sua iniciativa e ele vai ser lembrado positivamente por mim (pelo menos nesse aspecto!)  :)

Segue abaixo as imagens de uma campanha contra o abandono, criada em Portugal. Pq infelizmente esse problema não ocorre só aqui:
 

 
 




Ajuda em Portugal:
http://wecare4animals.blogspot.com/

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin